RecebimentosPF ou PJ: Como devo receber meus pagamentos do exterior?

Você está em busca de um trabalho remoto no exterior, mas ainda tem dúvida sobre como receber seus pagamentos? Neste artigo, você entenderá quais pontos analisar na hora de decidir entre receber como PF ou como PJ.

Uma das decisões mais importantes ao trabalhar remotamente para o exterior é escolher entre atuar como Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ). Ambas as opções têm implicações legais e fiscais que devem ser consideradas.

A escolha entre PF e PJ dependerá de vários fatores, incluindo a natureza do trabalho, a duração do projeto, a complexidade das atividades e as leis fiscais do país onde o trabalho será realizado.

Embora muitas vezes pareça que receber como PJ é melhor, ainda pode haver variações dependendo de alguns fatores. Para esclarecer este assunto, vamos explorar alguns pontos que podem ajudar na sua decisão.

Frequência de recebimento

A primeira característica que podemos analisar para decidir entre receber do exterior por meio da Pessoa Física ou Jurídica é a periodicidade de seus recebimentos. É comum prestarmos serviços esporádicos para o exterior, como freelancer, por exemplo. E este é o cenário em que geralmente vale a pena legalizar o dinheiro no Brasil como PF.

De maneira simples, caso você já receba o teto tributável no Brasil e vá receber do exterior o equivalente a R$ 10 mil reais, você pagará em torno de 27,5% sobre este valor, que deverá ser declarado utilizando o Carne-Leão no mês subsequente ao recebimento. Na declaração de imposto de renda do ano seguinte, você pode tentar deduzir um pouco do imposto pago no Carnê-Leão, mas de maneira geral, este valor já serve como referência para decisão.

Caso você tenha conseguido um contrato por período maior, por exemplo, com validade indeterminada (a grande maioria dos contratos para trabalho segue esta característica), já pode ser que valha a pena receber como Pessoa Jurídica.

Valor recebido

O valor recebido é um fator importante a ser considerado na decisão de receber como Pessoa Física (PF) ou Jurídica (PJ). Quanto maior o valor, mais vantajoso é receber como Pessoa Jurídica. Além dos tributos (uma porcentagem sobre o valor recebido), você também precisará de uma contabilidade para manter sua PJ, que possui uma forma de cobrança fixa. Assim, quanto maior o faturamento, menor será a porcentagem do valor recebido correspondente a essa cobrança fixa.

Além disso, alguns tributos, como o INSS, podem ser considerados de valor fixo. Isso significa que também é mais vantajoso legalizar e receber o dinheiro como pessoa jurídica quando o valor recebido é maior.

O que seria uma valor interessante para valer a pena receber como Pessoa Jurídica?

Valores acima de R$ 3000 por mês já são interessantes para serem recebidos como Pessoa Jurídica. No entanto, é sempre importante consultar e analisar seus objetivos e características antes de tomar a decisão.

Esta aula faz parte do mincurso gratuito "Como legalizar seus recebimentos do exterior. Confira todas as aulas nesta página.

Na Conta49 nós analisamos o seu caso de acordo com seus objetivos. Basta entrar em contato com a nossa equipe por aqui.

Você pode se interessar também:

Fale conosco